segunda-feira, 28 de janeiro de 2013

SARAMPO


COMUNICADO
Informações recebidas do GVE-XV / Bauru através do ALERTA – Sarampo da Divisão de Doenças de Transmissão Respiratória - DDTR – Secretaria de Estado de Saúde repassa comunicado referente a um (1) caso notificado de Sarampo (importado) no município de Bauru-SP, adulto jovem de 20 anos, tendo se deslocado para Flórida (EUA).
                Ressalta que o Estado de São Paulo não apresenta circulação endêmica de Sarampo desde 2000. Em 2011, foram registrados 27 casos de Sarampo, todos importados ou vinculados à importação. Já em 2012 não houve registro de casos confirmados.
Definição de caso suspeito de Sarampo:
“Todo paciente que, independente da idade e da situação vacinal, apresentar febre e exanterma máculopapular, acompanhados de um ou mais dos seguintes sinais e sintomas: tosse e /ou coriza e/ou conjuntivite; ou todo indivíduo suspeito com histórico de viagem ao exterior nos últimos 30 dias ou de contato, no mesmo período, com alguém que viajou ao exterior”.
Recomendações do Grupo de Vigilância Epidemiológica Região XV de Bauru/SP:
·         Vacinação das pessoas que não estão com esquema de vacinação em ordem:
- Para crianças entre 1 e 6 anos de idade: primeira dose aos 12 meses e segunda dose entre 4 e 6 anos de idade;
- Para crianças com 7 anos ou mais e adolescentes: 2 doses com intervalo de 2 meses (intervalo mínimo de 30 dias);
- Para pessoas entre 20 e 50 anos de idade (os nascidos a partir de 1960): apenas 1 dose.
·         Alertar os viajantes sobre a necessidade de manterem suas vacinas atualizadas antes de viajar (preferencialmente 15 dias antes da viagem). É de grande importância a proteção contra o Sarampo aos viajantes, principalmente com destino a locais onde há circulação viral atual;
·         Fortalecer a vacinação dos profissionais de saúde, assim como dos profissionais da educação.

Nenhum comentário:

Postar um comentário